Canoagem

 

Por volta de 6 mil anos atrás a canoa já era usada como meio de transporte pelos povos entre rios e lagos. Por volta do século XVI é que se tem o registo das atuais concepções de canoa e caiaques. Neste período, historiadores afirmam que canoas feitas de madeira e peles, leves e rápidas, próprias para enfrentar as correntes dos rios canadianos, transitavam pela América do Norte. Enquanto os povos indígenas utilizavam a canoa como meio de transporte, o caiaque era usado pelos esquimós para pesca e transporte entre dois pontos da costa. Estes caiaques eram construídos com madeiras e pele de foca e eram vedados com a gordura do próprio animal.

c2

 

No começo do século XIX, ingleses, inspirados nestas embarcações, começaram a utilizar para lazer um tipo de embarcação chamado “gronelandais”. Estes tipos de barcos deram origem aos formatos modernos das canoas e dos caiaques.

O advogado escocês, John MacGregor, após retornar dos Estados Unidos devido a Guerra Civil, resolveu construir um barco do qual o batizou com o nome de “Rob Roy”. Graças as suas experiências anteriores na Europa e no Oriente Médio, MacGregor chamou a atenção de todos com a sua canoa. Foi então que em 1865, devido ao sucesso que vinha fazendo com o Rob Roy, MacGregor fundou o Clube Real de Canoagem, em Londres.

O interesse mundial pelo uso das canoas desportivas, da qual MacGregor criou, cresceu muito e, em 1877, foi realizada na Bélgica a primeira regata de que se tem registo.

 

c1

Modalidades

Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade,Canoagem Slalom e por fim a canoagem de rápidos. As duas últimas modalidades olímpicas.

GOPR4393

Canoagem velocidade (Sprint)

A Canoagem Velocidade é a disciplina mais conhecida da canoagem. Esta modalidade da Canoagem desenrola-se normalmente em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, sendo todo o percurso de nove pistas balizado. As competições disputam-se em embarcações muito elegantes e rápidas, mas muito instáveis, denominadas de: Caiaque (K1, K2 e K4) e Canoa (C1 C2 e C4). Nas canoas apenas competem os homens. A partir de 2007 a Federação Internacional de Canoagem reconheceu a prática da mulher na Canoa. O continente americano é pioneiro nessa modalidade.

Nos Jogos Olímpicos, realizam-se competições nas distâncias de 200 e 1000 metros para masculino, e 200 e 500 metros para feminino. Em campeonatos mundiais e campeonatos continentais além das distâncias olímpicas realizam-se ainda competições de 5000 metros. A modalidade é praticada em embarcações de 1, 2 ou 4 pessoas. Sendo praticada em Caiaque denomina-se de K1, K2 e K4 conforme o número de tripulantes da embarcação, sendo em Canoa denomina-se de C1, C2 e C4 respectivamente.

canoagem

Nos Açores, esta modalidade é praticada tanto em águas interiores, como em mar aberto. Seja a explorar as escarpas que rodeiam as lagoas no fundo de caldeiras vulcânicas ou a remar à volta de pequenos ilhéus para observar aves marinhas e explorar grutas, estas actividades possibilitam uma envolvência física e emocional total com a paisagística açoriana.