Classe Laser
O barco Laser é uma embarcação à vela de categoria olímpica, sendo a mais popular no Mundo – estima-se que existam mais de duzentos mil embarcações Lasers no Mundo.
Tripulado por um velejador, é uma embarcação muito rápida e, em dias de vento forte, a possibilidade de planar é muito elevada.
Este tipo de barco à vela foi desenvolvido por dois canadianos – Bruce Kirby e Ian Bruce. Inicialmente, a embarcação Laser era chamada de Weekender, porém tenha sido batizado com o nome que ainda hoje mantem, numa aparição oficial em Nova Iorque em 1971. Pretendiam uma embarcação mais veloz que o Optimist e fácil de ser transportado e manobrado por uma só pessoa. vido nos anos setenta pelos canadianos Bruce Kirby e Ian Bruce para ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por uma única pessoa.
Foram nas Bermudas que organizaram o primeiro campeonato do mundo da classe em 1974. Apenas em 1996, o Laser tornou-se classe olímpica em Atlanta.
A embarcação
Peso 56.7 kg
Comprimento 4.23 metros
Comprimento na linha de água 3.81
Dentro da Classe Laser, existem três subdivisões:
- Laser 4.7 (transitória do Optimist para a Radial ou Standard).
- Laser Standard (olímpica masculina) – 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um velejador forte com mais de 80 kg
- Laser Radial – área de vela menor com 5.76 m2; suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos.
No Clube Naval de Vila Franca do Campo, os atletas que tenham 15 anos e após frequentarem as escolas de vela (classe Optimist) progridem para a classe Laser 4.7.