CNVFC – Campanha SOS cagarro 2020

CNVFC – Campanha SOS cagarro 2020

Category : Uncategorized

A campanha SOS Cagarro, a maior e mais antiga campanha de educação e conservação ambiental dos Açores, arrancou dia 09 de Outubro e prolonga-se até 15 de novembro.
Como nos anos anteriores, o CNVFC colabora com esta iniciativa.
Em outubro e novembro, os cagarros juvenis começam a abandonar os ninhos e, ao serem atraídos pelas luzes artificiais fortes, ficam desorientados, podendo cair em locais de risco de atropelamento ou de predação.
Por essa razão, neste período do ano, dezenas de brigadas percorrem as estradas dos Açores, resgatando cagarros caídos que, depois de anilhados, são libertados, durante o dia, junto ao mar, onde iniciam a sua primeira grande migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.
Os cagarros, que podem viver até aos 40 anos, começam a reproduzir-se, em média, com sete ou oito anos de idade e têm uma postura de apenas um ovo por ano, sem possibilidade de efetuar postura de substituição, no caso de fracasso da incubação ou de a cria morrer durante o período de alimentação.
Este ano será dada continuidade à metodologia das brigadas científicas SOS Cagarro com o objetivo de recolher informação com relevância científica.
Os participantes nesta campanha têm à sua disposição a aplicação “SOS Cagarro Móvel”, que regista automaticamente a localização GPS da queda de cada animal, facilitando a recolha dos dados.
* Encontrou um cagarro e não sabe o que fazer? Ligue para a linha SOS Ambiente – 800 292 800
* Salvei um cagarro, quer registar?
* Guião para utilização das fichas de registo de salvamentos e
anilhagem:
Spot publicitário SOS Cagarro